Alimentação, nutrição e saúde.
- Elis Dias
- 22 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

Olá queridos, sejam bem vindos ao Alimento que Cuida, neste primeiro post vamos conhecer um pouco sobre alimentação nutrição e saúde.
A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania
Para começar vamos entender um pouco a diferença entre alimentação e nutrição, e os aspectos que elas influenciam a saúde.
Segundo alguns autores especialistas na área de alimentação e nutrição apresentam os respectivos conceitos:
Alimentação é definida como um processo voluntário e consciente de busca dos alimentos para a satisfação da fome que consiste na ação de receber ou proporcionar alimentos.
Nutrição é a ciência que estuda as diversas etapas que o alimento sofre ao ser introduzido no organismo onde ocorrem os processos de digestão, absorção de nutrientes, metabolismo e eliminação de nutrientes.
A diferenciação entre estes termos relacionando-os de forma bem simples, a alimentação se dá de forma voluntária e consciente, e a nutrição de forma involuntária e inconsciente. Desta forma a alimentação pode ser educada, mas a nutrição não, visto que as populações podem estar “bem” alimentada, porém mal nutrida.
É por meio da nutrição que o indivíduo garante o material necessário às suas atividades físicas, biológicas e mentais, para que com saúde possa normalmente nascer, viver e reproduzir-se. A alimentação normal é que favorece a perpetuação dos caracteres biológicos do indivíduo e da espécie através das gerações.
A alimentação para os seres humanos possui significado maior do que apenas garantir as necessidades do corpo. O ato de comer está relacionado a valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais, sendo o momento de prazer e confraternização com familiares e amigos. O alimento é muito mais do que uma fonte de nutrientes. Apreciam-se as cores, a textura e o sabor da comida. Mas isso não é tudo. Nesse jogo de sensações, é bom ressaltar que uma alimentação saudável não precisa ser cara, pois pode ser composta de alimentos naturais, produzidos na região onde se vive; deve ser colorida, composta por alimentos variados, ter qualidade e ser consumida na quantidade certa, devendo ser segura para o consumo, ou seja, estar livre de contaminação.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
KRAUSE, M. V.; Mahan, L. K. Alimentos, nutrição e dietoterapia. Ciência da nutrição. 11. ed. São Paulo: Roca, 2005.1242 p.
MARTINS, Beatriz Tenuda et al. Nutrição Aplicada e Alimentação Saudável. São Paulo: Senac, 2014. 357 p.
SAÚDE, Ministério da. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2014. Departamento de atenção Básica.
Disponível em: <http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_promocao_da_saude.php?conteudo=guias>. Acesso em: 04 dez. 2014.
TEICHMANN, I. M. Noções básicas de nutrição. Cardápios: técnicas e criatividade. 4. ed. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 1987. p. 18-33.
Komentari