top of page

Câncer Recomendações que você precisa saber

  • Elis Dias
  • 22 de abr. de 2015
  • 4 min de leitura

Olá queridos, elaboramos mais um post sobre o câncer para deixar você bem informado, espero que te auxilie e ajude você a auxiliar alguém também, assim formaremos uma corrente do bem.

Vamos começar pelo o World Cancer Research Fund que recomenda a adoção de algumas medidas essenciais de saúde para prevenção do câncer:


• Gordura corporal: mantenha o peso corporal dentro dos limites de normalidade para idade e sexo, evitando principalmente o ganho peso na região abdominal ao longo da vida adulta;

• Atividade física: seja ativo fisicamente, pratique atividade física que consumam o equivalente ao gasto calórico de uma caminhada de pelo menos 30 minutos diariamente. Limite os hábitos sedentários na sua rotina;

• Alimentos e bebidas com carga calórica elevada: evite bebidas açucaradas e alimentos com carga calórica elevada.

• Alimentos de origem vegetal: consuma pelo menos cinco porções (média de 400 gramas) de hortaliças sem amido e/ou frutas variadas diariamente; Prefira cereais e farináceos e integrais ou pouco processados e/ou leguminosas no café da manhã, almoço e jantar. Limite o consumo de alimentos muito ricos em amido (batata, mandioca etc.);

• Alimentos de origem animal: consuma uma média de duas a três porções de 150 gramas por semana de carne incluindo pouca ou nenhuma quantidade de carne processada.

• Bebidas alcoólicas: procure evita-las. Caso não seja possível, seu consumo nunca deve ultrapassar duas doses por dia para homens e uma dose para mulheres.

• Preservação, processamento e preparo: evite alimentos salgados ou preservados no sal. Não use muito sal, seu consumo não deve ultrapassar 6 gramas por dia (cerca de uma colher de chá); Evite consumir produtos de origem desconhecida ou que possam estar contaminados com bactérias ou outros micro-organismos que prejudiquem sua saúde;

• Suplementos alimentares: não encare suplementos de qualquer nutriente como terapias preventivas do câncer, mas sim como complementos alimentares para garantir a saúde e regulação do organismo. Sempre consuma esses produtos sob supervisão de um médico e/ou nutricionistas.

Outra recomendação é conhecer e consultar pirâmide alimentar (instrumento para orientar a população), um guia para uma dieta equilibrada e uma alimentação saudável, ela oferece orientações simples e fáceis para o indivíduo escolher seu cardápio. Também oferece de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades calóricas de nutrientes utilizando seus alimentos habituais, ela mostra o fracionamento diário das porções e alimentos a serem consumidos em um dia.

A coordenadora da Nutrição do Hospital AC Camargo Center Cancer, Thais Miola, cita algumas recomendações importantes e detalhes das dietas e alimentos que devem ser adotadas por indivíduos acometido pela doença e familiares, devido ao quadro de baixa imunidade desenvolvida pela doença e pelo tratamento.

As refeições devem ser preferencialmente feitas em casa, evitar comer alimentos crus, todos os alimentos devem ser submetidos a cocção e as carnes e ovos devem ser muito bem cozidas, medidas estas para evitar contaminações.

É expressamente proibido a ingestão de queijo gorgonzola, pelo seu processo de maturação que são injetados fungos que podem ser prejudiciais ao indivíduo. Também ficam proibidos os cogumelos que também são fungos, (Shimeji, shiitake, champignon e outros).

Saladas, frutas e legumes crus se forem oferecidos que sejam devidamente higienizados e de fornecedores seguros.

A doença e o tratamento deixam o indivíduo sem paladar e com a boca seca, a água de coco natural ajuda a manter a hidratação da boca e de todo o corpo, outro alimento bem aceito nesta fase é o sorvete, preferencialmente oferecer os de frutas.

O cardápio diário deve ser bem equilibrado, o prato bem colorido inclua novos alimentos na dieta, peixe e frango são mais recomendados como fonte de proteína principal. A carne vermelha deve ser reduzida, oferecer no mínimo duas vezes na semana, o próprio indivíduo desenvolve certa rejeição, ela passa a oferecer um gosto metálico devido as medicações e pela própria doença.

As frutas são excelentes sobremesas, devemos criar várias formas de oferece-las, com granola, flocos de aveia, em forma de salada de frutas, cremes, a criatividade de quem for preparar às refeições é de muita importância.

Fazer refeições leves várias vezes ao dia, pelo menos de três em três horas, coma e beba bem devagar.

Evite beber líquidos, principalmente com gás, junto com o almoço e jantar, beba-os trinta minutos antes ou após as refeições.

A comida deve ser preparada na consistência que mais agradar e que o paciente consiga tolerar melhor, podendo variar da consistência normal (alimentos ou preparações de qualquer consistência); branda (alimentos em pedaços e bem cozidos); pastosa (alimentos em forma de purês, suflês, amassados, desfiados ou liquidificados) ou líquida (sob a forma de sopas liquidificadas, sucos.

A radioterapia e os medicamentos podem causar dores na boca, gengivas ou na garganta, devido ao surgimento de aftas. Alguns cuidados especiais poderão facilitar o ato de comer, evite alimentos ácidos, picantes, muito condimentados ou salgados. Não comer alimentos duros, de difícil mastigação ou muito quentes prefira alimentos fáceis de mastigar e engolir (purê, suflê, mingau, pudim, gelatina etc.). Em casos graves, prefira alimentos líquidos, liquidificados, frios ou gelados ou em temperatura ambiente (nem frio e nem quente);

Bolha Flutuante

 
 
 

Comentarios


junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

alimentoquecuida@gmail.com

Troca de ideias @ 24h!

ENTRE

 na

FESTA

Alimento que cuida foi criado com o objetivo de colaborar e orientar a população sobre alimentação, nutrição e saúde.

Sua idealizadora é Técnica em Nutrição e Dietética formada pelo  Senac São Paulo.

No Alimento que Cuida nossos leitores encontrarão notícias sobre alimentação saudável, dicas, receitas, orientações nutricionais e muito mais.

 

 

Consuma frutas & Vegetais
Tag Cloud
Siga
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2015 Alimento que Cuida - Alimentação Nutrição & Saúde.

 

bottom of page