Vamos cuidar mais da alimentação de nossas crianças
- Elis Dias
- 15 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Obesidade infantil
A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões, caso nada seja feito. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%.
Comer bem pode ser divertido!
Escolha um dia para que as crianças participem da preparação das refeições. Leve-os à feira-livre, por exemplo. Faça o preparo dos alimentos em conjunto. Faça a refeição à mesa, com a família reunida. Se possível, planeje as demais refeições. Faça listas de supermercado, para não exagerar nas compras. Tenha frutas, verduras e legumes em casa, à disposição, e visíveis para as crianças.
Procure conhecer o valor calórico dos alimentos: leia atentamente o rótulo para saber quais ingredientes é composto o alimento, a lista de ingredientes é mais importante que o valor que o valor calórico.
Procure alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura;
Lembre-se que um alimento que não contém açúcar pode conter muita gordura: novamente preste atenção no rótulo;
Procure aumentar a quantidade de fibras na dieta (coma frutas com bagaço e verduras);
Quando der vontade de comer doces procurar os caseiros, sem creme de leite, leite condensado e chocolate;
Gastar energia, brincando!
Ajude seus filhos a praticar atividades que requeiram esforço físico. A criança necessita de pelo menos 60 minutos de atividade física por dia. Promova uma corrida de bicicleta, leve-os ao parque, junte os amiguinhos para jogos de futebol. Limite o tempo da TV, do computador ou smartphones. Essas atividades roubam tempo precioso que poderia ser usado para se exercitar.
Beber água é fundamental para ter mais saúde!
Evite bebidas açucaradas. Não espere a criança ter sede para oferecer água, vá oferecendo aos poucos, ao longo do dia.
Dormir bem!
Criar uma rotina de sono é essencial para garantir mais saúde para o seu filho. Dormir bem ajuda a prevenir sobrepeso e obesidade. Os estudos científicos comprovam!
Referências:
http://www.abeso.org.br/
Comments