top of page

Alimentação Saudável para reduzir o risco de gripe. #alimentoquecuida #sepreocupa #comvoce

  • Elis Dias
  • 21 de abr. de 2016
  • 4 min de leitura

Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe. Apesar de usarmos esse termo de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação.


Enquanto a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, a gripe ocorre com menos frequência, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos.


Gripe


É causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca.


Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.


Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum.


Resfriado


É causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

A vacina é a melhor maneira de se evitar a gripe e suas complicações. Todos os anos é necessário receber uma nova dose, já que sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias como o resfriado. O efeito preventivo da vacina é observado cerca de duas semanas após sua administração, por isso a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção.

Em tempos de gripes, a população deve reforçar hábitos de higiene e ter atenção especial com crianças e idosos. Alerta também enfoca os riscos de tomar remédio por conta própria e a necessidade de procurar um serviço de saúde ao surgirem sintomas.


Segundo dados do Ministério da Saúde, pelo menos 2 mil pessoas morrem ao ano em consequência da gripe sazonal, que é a gripe comum. Por isso é muito importante tomar certos cuidados, incluindo tomar a vacina e ficar atento em fortalecer nosso sistema imunológico. Conheça aqui alguns hábitos e alimentos que podem fortalecer sua imunidade e manter a gripe bem longe de você.


Pode a sua dieta reduzir o risco de pegar gripe?


Uma alimentação saudável amplia e reforça o seu sistema imunológico, e pode impedir que fique de cama com gripe. A chave é não esperar até ficar doente para fazer estas mudanças; precisa rever a sua dieta alimentar e estilo de vida antes que o vírus da gripe ataque.

Alimentos saudáveis são muito melhores que suplementos para a prevenção da gripe, porque através de alimentos conseguimos todo um pacote nutricional. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar vitamina C porque a laranja oferece-lhe um conjunto de nutrientes - magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes.

Alimentar-se bem ajuda a prevenir gripes e resfriados. Existem alimentos que possuem nutrientes capazes de aumentar a imunidade do organismo criando defesas orgânicas, como ostras, cereais integrais (zinco), castanha do Pará, soja (arginina), carnes (glutamina), peixes - como salmão, atum, sardinha e semente de linhaça (ômega3).

Mesmo sabendo que a vitamina C é importante para um sistema imunológico saudável, os estudos não mostram que tomar doses massivas de vitamina C consegue impedir o vírus da gripe de atuar. Contudo, sabemos também que comer frutas e vegetais ricos em vitamina C ajuda a tornar o sistema imunológico mais forte. O seu sistema imunológico é o que o protege de infecções virais, e os alimentos que comemos têm um impacto muito significativo na sua capacidade de combater vírus como o da gripe. A razão para os frutos e vegetais serem melhores para o sistema imunológico é porque também contêm vitaminas A e E, tal como os flavonóides que trabalham em conjunto com a vitamina C para tornar o sistema imunológico, e todo o corpo, saudável. A vitamina C também possui atividade antioxidante. Os alimentos mais ricos nesse nutriente são: Acerola, Caju, limão e laranja, nessa ordem.

Se a pessoa já estiver gripada ou resfriada há também alimentos que ajudam a amenizar os sintomas. A famosa canja de galinha, por exemplo, colabora na recuperação, uma vez que une o calor, que colabora na movimentação do muco, e um aminoácido chamado cisteína, encontrado na carne da galinha, que torna o muco menos espesso, o que ajuda a desobstruir os pulmões.

Ficar bem hidratado pode reduzir sintomas como dor de cabeça e dor de garganta, por isso é muito importante a ingestão de água ao logo do dia.


O que mais se pode fazer para prevenir as gripes


Uma alimentação saudável é só parte da solução. Existem outros conselhos para o ajudar a manter-se saudável:


Lave as mãos. As suas mãos estão em contato com germes durante todo o tempo. Lave vigorosamente as mãos. Lave as mãos antes de preparar as refeições, depois de mexer em carnes cruas e antes de servir os alimentos. Certifique-se que toda a gente à mesa segue as mesmas práticas de higiene.


Lembre-se sempre de lavar e higienizar as frutas, legumes e verduras, principalmente os que são ingeridos crus.


Descanse. Hoje em dia, a maioria das crianças e adultos não dorme o suficiente. Quando o corpo não descansa o suficiente, existem maiores probabilidades de adoecer.


Vacine-se contra a gripe. Independentemente da idade, a vacina contra a gripe é sempre um excelente meio de prevenção. A vacinação adquire uma especial importância para pessoas idosas com problemas respiratórios.


Faça exercício. Existem fortes indicadores que dizem que quem pratica atividade física adoece com menor frequência. O exercício é importante durante todo o ano, mesmo durante o inverno. Tenha um plano para manter-se ativo durante o inverno, faça caminhadas, pedale, pratique natação, corrida etc.


Referencias:


http://www.alimentacaosaudavel.org/Artigo-prevenir-gripe.html


http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/influenza


http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/217_gripes.html


 
 
 

Commentaires


junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

alimentoquecuida@gmail.com

Troca de ideias @ 24h!

ENTRE

 na

FESTA

Alimento que cuida foi criado com o objetivo de colaborar e orientar a população sobre alimentação, nutrição e saúde.

Sua idealizadora é Técnica em Nutrição e Dietética formada pelo  Senac São Paulo.

No Alimento que Cuida nossos leitores encontrarão notícias sobre alimentação saudável, dicas, receitas, orientações nutricionais e muito mais.

 

 

Consuma frutas & Vegetais
Tag Cloud
Siga
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2015 Alimento que Cuida - Alimentação Nutrição & Saúde.

 

bottom of page