top of page

Volta às aulas e com ela a preocupação com o lanche das crianças. Qual o lanche ideal? Oque oferecer

  • Elis Dias
  • 6 de fev. de 2017
  • 3 min de leitura

Primeiramente é bom ressaltar que a criança deve sair de casa alimentada, se ela estudar no período da manhã deve tomar um café reforçado, e se estudar a tarde deve almoçar bem, afinal a hora do recreio é apenas um período curto para um lanchinho, onde eles querem mais brincar e se divertir, por isso precisamos mandar lanches que sejam fáceis, rápido

e, nutritivos e acima de tudo gostosos para que desperte o interesse das crianças em come-lo, muitas vezes o lanche volta como foi, por pura ansiedade em aproveitar o curto período do intervalo para brincar.

Preparar um lanche saudável e apetitoso para as crianças é uma tarefa que exige criatividade, nessa hora vale ressaltar a importância de escolher uma boa lancheira, de preferência que seja térmica assim amplia as possibilidades e variedades a serem oferecidos e garante um alimento de melhor qualidade e fresquinho sem ocorrer surpresas durante o tempo que o lanche fica parado esperando a hora de come-lo.


O que não pode ir e o que não deve faltar na lancheira do seu filho?


Em primeiro lugar, é preciso levar em conta o período em que a criança estuda e a refeição que fez antes de ir à escola.

É muito importante que a mamãe prepare os lanchinhos, quanto menos industrializado for, mais saudável ele será.

Para que um lanche infantil seja considerado saudável, ele deve conter baixos teores de açúcar, sal e gordura, e somente gordura de boa qualidade. As tão amadas bisnaguinhas, os biscoitos recheados, as batatas fritas, e os refrigerantes e sucos de caixinhas devem ser deixados de lado.


Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo mostrou que a inocente bisnaguinha é o lanche que as crianças mais comem, ingerindo, em média, três unidades. As bisnaguinhas contêm mais do que o dobro de gordura do que pães de forma tradicional, além de serem muito pobres em fibras. Por isso, escolher com atenção o lanche do seu filho é uma tarefa extremamente importante.


Aposte em lanchinhos de pão integral, faça sanduiches com pastas preparadas em casa, acrescente alface, tomate, cenoura ralada e queijo branco. Formato e sabor diferentes podem quebrar a rotina, muitas as vezes a criança não gosta da casca do pão de forma, remova-as, fica mais fácil de seu filho aceita-lo, hoje já existe no mercado uma opção de pão de forma integral sem a casca.

Outra opção são os mini-bolinhos, como de laranja, banana, maçã, cenoura, cacau.

Em relação as bebidas, priorize os sucos naturais e integrais, lembrando que os sucos de caixinhas, iogurtes e achocolatados contêm grande quantidade de açúcar e não são naturais. Boa opção, é trocar o suco por água de coco natural geladinha pelo menos uma vez na semana.

O leite fermentado também é uma opção saudável que contribui para o funcionamento do sistema digestivo.

Mamãe não esqueça de mandar uma garrafinha a parte para ele beber água durante todo o período que permanecer na escola.


Sempre que possível, acrescente uma fruta, sempre de preferência as frutas da estação são mais baratas e possuem menos agrotóxicos.

Mande banana, maça, pera, pêssego, uva, ameixa e caqui (opções que podem ir inteiras). O mamão, melão, melancia e manga picadinhas são uma opção também, ou uma salada de frutas pode deixar o lanche da escola mais atrativo, se for mandar as frutas já cortadinhas ou salada de frutas não se esqueça de espremer suco de laranja que ajuda conserva-las até a hora do recreio.

Milho cozido é uma ótima sugestão e a criançada adora.

Cookies integrais e barrinhas de cereais são opções saborosas. As melhores receitas são aquelas feitas em casa, com produtos selecionados. Entretanto, na ausência dessa alternativa, algumas marcas fornecem variedades com baixo teor de açúcar e sódio, jamais mande todo o pacote, separe em um saquinho ou recipiente específico apenas o número ideal para o tamanho da criança.

A mamãe deve ainda incentivar o consumo de oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) em quantidades moderadas, pois contêm as chamadas gorduras boas, que evitam doenças cardiovasculares.


Em relação a cantina a criança não deve ser proibida de comprar seu lanche. O melhor caminho é estabelecer um dia da semana para isso e orientá-la sobre quais são as melhores escolhas.

A dica é não exagerar e alternar sempre que possível, a criatividade e a variedade evitam que a criança enjoe.


Um bom ano escolar



 
 
 

Comentarios


junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

alimentoquecuida@gmail.com

Troca de ideias @ 24h!

ENTRE

 na

FESTA

Alimento que cuida foi criado com o objetivo de colaborar e orientar a população sobre alimentação, nutrição e saúde.

Sua idealizadora é Técnica em Nutrição e Dietética formada pelo  Senac São Paulo.

No Alimento que Cuida nossos leitores encontrarão notícias sobre alimentação saudável, dicas, receitas, orientações nutricionais e muito mais.

 

 

Consuma frutas & Vegetais
Tag Cloud
Siga
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2015 Alimento que Cuida - Alimentação Nutrição & Saúde.

 

bottom of page