top of page

Você já comeu sua banana hoje?

  • Elis Dias
  • 21 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação. Alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade predominantemente de origem vegetal, são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável (BRASIL, 2014).


Alimentos in natura são aqueles que vem de plantas ou de animais e podem ser comprados para o consumo sem que tenham sofrido alteração após serem extraídos da natureza Brasil, (2014).


Os alimentos in natura são limitados a algumas variedades como frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos e ovos.


Hoje vamos falar sobre as frutas, que devem ser consumidas diariamente, são fontes de fibras, ricas em nutrientes e minerais contém compostos protetores que ajudam a regular o organismo e antioxidantes que são nutrientes essenciais na proteção das células e ainda tem a vantagem de serem menos calóricas, o que se torna uma ótima opção como sobremesa, substituindo doces cheios de açúcares refinados, gorduras hidrogenadas e são essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve consumir-se entre 3 a 5 porções de fruta (ou 150 a 400 gramas) ao dia, dependendo da idade e necessidades de cada pessoa. É importante consumir diferentes tipos de fruta.

Na hora de escolher as frutas é sempre bom se atentar e optar por produtos da época que tem os preços mais acessíveis e maior riqueza nutricional.

Não compre frutas descascadas e picadas, evite, pois, pode haver risco de contaminação cruzada na hora da manipulação.

Lembre-se que só lavar não é o suficiente, procure higieniza-las usando um sanitizante indicado para alimentos.

Frutas da época: abacate, atemóia, banana nanica, banana maçã, caqui, carambola, graviola, kiwi, lima da pérsia, maça nacional gala, mamão formosa, pera estrangeira e uva estrangeira.


Banana:

Entre todas as frutas, a banana é uma das mais conhecidas e consumidas em todo mundo. Os principais benefícios da banana são dar energia, diminuir o apetite devido ao seu teor de fibras e aumentar a sensação de bem-estar, pois a banana é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina, responsável por melhorar o humor, fortalece o sistema imunológico e previne doenças, por ser rica em vitamina C.

Saiba mais em:

Tabela de sazonalidade dos alimentos:

http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf

Fontes:

Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica.

Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014. 156 p. : il.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

http://www.obesidadeinfantilnao.com.br/publicacoes/da-boca-pra-dentro/confira-como-escolher-frutas-legumes-e-verduras/

 
 
 

コメント


junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

alimentoquecuida@gmail.com

Troca de ideias @ 24h!

ENTRE

 na

FESTA

Alimento que cuida foi criado com o objetivo de colaborar e orientar a população sobre alimentação, nutrição e saúde.

Sua idealizadora é Técnica em Nutrição e Dietética formada pelo  Senac São Paulo.

No Alimento que Cuida nossos leitores encontrarão notícias sobre alimentação saudável, dicas, receitas, orientações nutricionais e muito mais.

 

 

Consuma frutas & Vegetais
Tag Cloud
Siga
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2015 Alimento que Cuida - Alimentação Nutrição & Saúde.

 

bottom of page